A 23ª anestesia geral - Retinografia e angiografia com fluoresceína

06-04-2011 22:23

Estivemos em Coimbra esta segunda-feira dia 04-05-2011 com o Dr. António Travassos após 6 meses de “folga”. Estávamos ansiosos pelo resultado deste dia. O Dinis realizou retinografia e angiografia com fluoresceína e o Dr. Travassos desta vez recuou dando apenas 4 meses de intervalo para a próxima consulta que será a 25 de Julho pelas 13h00 com 6 horas de jejum.

17-127856-20110404-001.pdf (3,1 MB)

Como sabem as explicações do Dr. António Travassos são sempre muito de fugida e as dúvidas acabam por nos atormentar. Desta vez voltamos a pedir para falar com ele…. O que acabou por acontecer.

“Está tudo bem com o vosso filho” mas…. Existe sempre um “mas” e este não fugiu à regra:

Conseguimos perceber por entre as explicações vagas e apressadas dadas num transfere de um bloco operatório, perante uma imagem sisuda e com ar de pouquíssimos amigos que nos faz gelar a alma…. acabámos por nos aperceber que o “mas” queria dizer que afinal de contas não estava assim tudo tão bem como inicialmente discursou:

“A actividade hemorrágica persiste no Olho Direito”, o que se traduz pela iminente necessidade de dar continuidade às idas a bloco e desta vez não tão espaçadas.

Retinografia e Angiografia com Fluoresceína Olho Direito - Coimbra dia 04-05-2011

Apesar de tudo, o olho direito está melhor mas mantém actividade hemorrágica, conseguindo-se no entanto observar o fundo, coisa que inicialmente não se conseguia.  

O olho direito é sempre mais difícil de observar dada a ausência de pigmento caracterizando-se por uma zona atrófica (Efeito atrófico que demonstra estár inactivo) carecendo de um rigoroso de controle da hipertonia (tensão alta), dores e eventuais perturbações de visão.

As zonas vasculares do olho direito não é possível coagularem muito mais visto que existem ainda zonas bastante grossas mas que já foram tratadas anteriormente e as que restam são em pequena quantidade.

A Retinografia está na mesma, a angiografia está muito mais centrada e revela grandes diferenças entre os exames anteriores – o que podemos dizer que está melhor.

A Situação parece estar encaminhada e apesar de tudo com boa evolução com exigencias de um controle que não deverá exceder os 4 meses de intervalo.

Curiosidades:

A mácula é a zona central do olho, com maior percentagem de fotoreceptores. É a parte que capta as imagens de frente.

A retina periférica é a visão captada de lado.

Dos resultados obtidos através da RM e TAC, conclui-se ainda que a parte anatómica do olho está mais espessa, factor relacionado com as calcificações junto à zona do globo ocular direito.

O olho esquerdo não regista alterações desde a última ida a Coimbra o que já um bom sinal de encontro ao que tanto buscamos – a inactividade da doença em si.

Retinografia e Angiografia com Fluoresceína Olho Esquerdo - Coimbra dia 04-05-2011

Aproveitamos para perguntar ao Prof. Dr. Eduardo Silva se já tinha notícias sobre o teste genético de despiste a vitroretinopatia exudativa familiar, que sempre esteve na mesa a pare com o síndrome de COAT’s – mas  infelizmente ainda não obtivemos os resultados desse estudo.

Resumindo:

A “folga” foi encurtada de seis para quatro meses;

O olhinho direito permanece muito doente. Embora sem actividade ocular é de extrema importância dar continuidade aos tratamentos e controlarem-se as hemorragias de forma a evitarmos a retirada do olhinho em última instancia este é um desfecho provável pois esta doença causa muita dor.

O Olhinho esquerdo não registou alterações desde a última ida em Outubro a Coimbra o que já é muito bom.

17-127856-20110404-001.pdf (3,1 MB)

Apesar de ser muito duro cada dia de anestesia geral, o jejum, uma viagem longa e desgastante, de muita ansiedade à mistura de receio, medo e incerteza, sabemos que Deus olha pelo nosso filho e tem sido a Sua graça que o tem valido e o tem ensinado a pescar o bom peixinho de cada dia…. Quando nos sentimos em baixo e torturados pelo desconhecimento do dia de amanhã…. Sentamo-nos, observamos o nosso filho e vemos a forma como ele reage a cada dia, como ele sorri perante as novidades da vida e a forma linda como ele explora o mundo…. E temos a certeza que o amor e a vida existem e que andam de braço dado…. Ensinando-nos os vários pontos de vista e qual a opção mais adequada a cada circunstância – o segredo está na forma como vemos as coisas…. o mais belo de tudo está na forma como encaramos as coisas o que faz toda a diferença no momento de sabermos que coisas escolhermos e o que efectivamente significam na mais bela forma de serem!! É na forma como aceitamos e decidimos viver que está a verdadeira força e tem sido ela, esta força, que nos tem empurrado para a frente sem nunca hesitarmos um único segundo! Às pessoas que nos abordam e nos questionam como somos capazes…. Esta é a melhor forma que encontrámos para vos responder…. Amem, aceitem, vivam e desfrutem cada momento, cada sorriso, cada gesto – tudo importa até o que não pensamos que vale a pena pensar que importa!!!! A isto chamamos viver o dia-a-dia com os olhos postos na esperança de um amanhã!

Continuaremos optimistas e iremos dar continuidade aos planos até aqui traçados sempre com a esperança ao rubro na certeza que a vitória do dom Dinis é mais que certa – e grande parte já foi certamente alcançada graças a Deus e graças á persistência do seu querer que é inabalável e inesgotavelmente forte – é o Dom do Dinis pois então!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar


Contacto

Paulo Rosa

http://www.facebook.com/domdodinis


Notícias

O Dinis e a Hipoterapia

23-12-2011 16:05
O Dinis teve a sua primeira experiência em Hipoterapia no passado dia 21-12-2011 no Centro Equestre da Leziria Grande em Vila Franca de Xira (www.celg.pt) A Equitação com Fins Terapêuticos é aplicada há muitos anos em crianças com disfunções neuromotoras a fim de complementar outras...

—————

Feliz Natal 2012

20-12-2011 21:37
Aos mais queridos amigos e familiares, a quem estamos gratos pelas mais diversas razões, pelo facto de terem estado sempre desse lado na qualidade de companheiros de viajem, e por terem de alguma forma contribuído para que este sorriso fosse ainda mais forte, enviamos este postal de Natal com...

—————

Ida a Coimbra - Dia 5 de Dezembro de 2011

05-12-2011 22:58
Meus amigos, anjos de todas as jornadas… é de facto uma bênção muito grande contar convosco e saber o quanto nos querem bem. Obrigada pelas orações, pela fé, pela força e pelo apoio… Deus ouviu-nos a todos: O Dr. Travassos disse que tudo estava a caminhar pelo bem…. Tem actividade isquemica...

—————

Os óculos do Dinis – 6 de Setembro – o dia da mudança

21-09-2011 15:33
Os meses de Agosto e Setembro reservaram-nos algumas surpresas. Umas boas, outras nem por isso, mas a nossa decisão de não desistir persiste e acabámos por fintar o destino ganhando algum tempo para pensar na próxima jogada. O nosso Dinis ao acompanhar o papá a uma consulta de oftalmologia, achou...

—————

Lançamento do Livro "O Dom do Dinis"

13-09-2011 20:06
Convidamos a todos os nossos amigos a darem uma expreitadela no link: http://www.alphabetum.pt/index.php?go=detalheautor&autor=15 de forma a poderem seguir de perto o lançamento do nosso livro"O Dom do Dinis". O Dom do Dinis vai agora, com o apoio da Alphabetum Editora, ser narrada e...

—————

Utilização de DAFOS

26-08-2011 22:30
Durante o mês de Setembro – Dr. Francesco Octavio - Fisioterapeuta Espanhol - Tivemos o privilégio de conhecer este excelente profissional do mundo da fisioterapia por intermédio da fisioterapeuta do Dinis, numa aula de mestrado na faculdade da Cruz Vermelha em Lisboa. Este excelente profissional...

—————

Noticias da última ida a Coimbra a 22/08/2011

26-08-2011 21:51
  Estas são as últimas novidades relativas à ida a Coimbra a 22 de Agosto. Foi a 25ª anestesia geral - a 18ª cirurgia oftalmológica. Foram três semanas a pensarmos neste dia, no diagnóstico que iríamos obter desta nossa ida e qual a forma de lidarmos com as noticias que tanto desejámos não...

—————

Possivel Cegueira Total - Uma sombra que julgámos controlada...o balde de água fria!

28-07-2011 01:46
Caros amigos, estas não são as melhores notícias. É com grande aperto no coração que me atrevo a tentar explicar o que me vai no coração e o que se sente perante um cenário tão cinzento como o que vivemos actualmente. Na semana de 15 de Julho, o Dinis deu inicio a um estado de inflamação no olho...

—————

Videos de Sessões de fisioterapia na praia / colónia de férias da Casa do Povo de Vialonga

14-07-2011 17:28
Estes são alguns momentos com a fisioterapeuta Carolina, que nos presenteou com algumas gravações do nosso guerreiro que até em tempo de colónia com a escolinha, não abriu mão da sua Carolina que o acompanhou para sessões de fisioterapia na praia (deve ser caso inédito fisioterapeuta na...

—————

Intervenção Precoce - Relatório Final de ano Lectivo - 2010-2011

14-07-2011 17:12
  AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIALONGA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PRECOCE Relatório Final 2010/2011 Nome: Dinis Filipe Terceiro Rosa Data de nascimento: 20/02/2008 Idade: 40 M Situação Educativa: Creche Estabelecimento de Educação: Creche da Casa do Povo de Vialonga Perfil de funcionalidade 1....

—————