Barcelona 6,7 e 8 de Julho de 2009

11-07-2009 20:29

 

Olá a todos os que verdadeiramente me acompanham e que fazem de mim quem sou….

E para quem nos acompanha desde sempre e está interessado nas novidades fresquinhas de Barcelona aqui fica o registo de mais uma luta vencida.

As novidades de OFTALMOLOGIA: Fomos à consulta com o Dr. Corcóstegui às 08h50 de 07/07/2009 e houve uma tentativa de se observar o Dinis sem anestesia geral mas foi impossível pois ele não colaborou. O Dinis fora observado em bloco no dia 08/07/2009 às 07h15.

Ainda recordamos a expressão no olhar do Dr. Corcóstegui quando nos disse que o olho esquerdo “estava perfecto”. Se tivermos em consideração o frágil quadro do Dinis, perfeito soa a muito e na verdade para quem estava quase cego, perfeito é de facto bastante.

O Olho direito continua a exigir muitos cuidados e uma “cerrada” vigilância pois existe ainda, embora em menor percentagem, actividade da doença. Como este é o olho que contém a prega ao nível da retina, que não poderá ser removida, o olho não poderá ser tratado, à semelhança do olho esquerdo, com a injecção de Avastin.

Falámos ao Dr. Corcóstegui que após exaustivas buscas aos melhores centros oftalmológicos em Lisboa, descobrimos um médico oftalmologista muito conceituado, que foi em tempos seu aluno na Universidade de Barcelona, o Professor Doutor Eduardo G. Fernandes.

A expressão no seu olhar ao falarmos deste colega, foi a melhor, foi uma reacção muito positiva e os elogios não faltaram. As referências a seu respeito foram as melhores e o Dr. Corcóstegui concordou em trabalhar em pareceria com este seu antigo aluno e colega, pois trabalharam juntos no IMO durante 5 anos, e garantiu-nos que este grande profissional, estará à altura para colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, não só através da sua fabulosa experiência catedrática, como através da real prática em trabalhar com casos semelhantes em Barcelona.

O Dr. Corcóstegui ficou de telefonar para o Professor Doutor Eduardo G. Fernandes e transmitir-lhe em detalhe e com toda a minuciosidade toda a patologia, técnica e medicação utilizada no tratamento da doença oftalmológica do Dinis. Á parte irá também enviar-lhe um relatório detalhado em que consta tudo o que fora feito até agora a ambos os olhos do Dinis.

Combinámos que o Dinis seria observado em Setembro pelo Professor Doutor Eduardo G. Fernandes no Hospital CUF Infante Santo e que regressaríamos a Barcelona em Fevereiro de 2010. Irá ser um trabalho de equipa e estamos muito satisfeitos porque estamos com plena certeza que o Dinis estará bem entregue em Portugal e em Espanha.

As novidades de NEUROLOGIA: Fomos esta terceira viagem a Barcelona com intenções de irmos a uma consulta de Neurologia com um médico muito conceituado na área da Neuropediatria Espanhola. Este médico, o Dr. Jaune Campistol, é um conhecido do Dr. José Pedro Vieira, o Neuropediatra do Dinis, que pretendia que o seu diagnóstico fosse revalidado por um profissional seu colega e enviou-nos para Barcelona com o intuito de encontrarmos mais algumas respostas.

O Dinis fora observado no dia 07/07/2009 pelas 20h00 no Institut Mèdic de Bonanova em Barcelona onde ficámos a saber que este médico concorda na íntegra com o Dr. José Pedro Vieira que se trata efectivamente de Leucoencefalopatia, Calcificações e Quistos Cerebrais. Dirigiu fortes elogios ao médico neurologista que acompanha o nosso menino em Portugal, garantindo-nos que o Dinis está nas melhores mãos possíveis, mas disso nós, seus pais, nunca tivemos dúvidas. Descobrimos também que este profissional já teve a oportunidade de tratar 3 casos como o do Dinis, em que dois deles tiveram uma vida, apesar das restrições próprias e típicas desta doença rara, tendo-se verificado que as lesões cerebrais não acompanharam o crescimento dos pacientes, e um dos casos teve efeitos degenerativos e com grandes recuos que o conduziram à morte. O Dr. Jaune Campistol, fez vários testes ao Dinis do foro neurológico, realizou-nos um exaustivo questionário clínico com toda a história do Dinis desde a sua gestação, e ficou de nos entregar um relatório que deverá conter o seu parecer médico e que será entregue em duplicado também ao Dr. José Pedro Vieira. Deu indicações para que em Fevereiro de 2010 se repita a ressonância magnética e a TAC para que sejam efectuadas comparações aos exames que foram feitos em 16 de Fevereiro deste ano no Hospital do SAMS em Lisboa. Nesta altura ficaremos a saber se as lesões manifestadas sob a forma de calcificações e quistos, se cresceram ou se mantiveram o seu tamanho inicial. Este vai ser um forte e importante exame a repetir que será crucial para a previsão do futuro em termos de diagnóstico do nosso filho.

Nessa altura, combinou-se que regressaríamos a Barcelona novamente para uma consulta de Neurologia.

Concluindo:

Em termos oftalmológicos o Dr. Borja Corcóstegui e o Dr. Eduardo G. Fernandes irão trbalhar em parceria. Temos consulta e bloco marcado para Setembro de 2009 no Hospital CUF Infante Santos e a Barcelona iremos regressar em Fevereiro de 2010.

Em termos Neurológicos o Dr. José Pedro Vieira e o Jaune Campistol irão trabalhar em parceria e a Barcelona iremos regressar em Fevereiro de 2010.

São estas as grandes novidades, as mais recentes! Podem crer que apesar de parecerem vagas, são autênticos passos de gigantes rumo ao verdadeiro milagre da ciência, porque o grande milagre da vida…. Esse já aconteceu, no dia em que juntos, eu e o meu marido, descobrimos que iríamos ser papás! Abençoado dia, Abençoado filho.

—————

Voltar


Contacto

Paulo Rosa

http://www.facebook.com/domdodinis


Notícias

O nosso voto de Feliz Natal

20-12-2010 22:57
"A Coragem de se ser criança, de se sorrir após cada tratamento, a força que se transmite a cada dia que se levanta apesar das dificuldades que insistem em não o largar, a irreverência e a personalidade tão atrevida do nosso menino… deixa-nos a certeza que Deus escreve certo por linhas tortas, o...

—————

Votos de Um Santo Natal recheado de saúde, repleto de amor, salteado de boa paz e coberto de amizade e de solidariedade nos nossos corações.

14-12-2010 11:05
Esta é uma quadra que as crianças adoram…. O Dinis, começou a perceber o que significam as prendinhas mas o que mais lhe agrada são as cores e as luzes que as árvores de Natal têm. Apesar do Natal querer dizer muito mais que tudo isto, prendas e embrulhos, o Dinis de tudo isto apenas se interessa...

—————

O dia 1 de Dezembro

01-12-2010 22:35
  O Dinis apercebeu-se finalmente da quadra em que nos encontramos, apesar dele já ter dois anos e meio, só agora, o que achamos natural, é que ele se deu conta do Pai Natal e dos mistérios que rondam esta quadra Natalícia. Ontem pelas 23h39 acabámos de montar a nossa primeira árvore de...

—————

O Resultado do Estudo Endogástrico - Por introdução de Microcápsula

16-11-2010 22:12
No passado dia 09-11-2010, fomos, por encaminhamento do Professor Luís Nunes (geneticista do Dinis) para o Hospital São João do Porto onde o Dr. Jorge Amil Dias realizou um estudo de possível lesão hemorrágica intestinal mediante colocação de uma cápsula endogástrica (foi a 22ª anestesia...

—————

No dia 15/11/2010 – Consulta com a Dra. Ana Costa – Médica de Família e Pediatra

16-11-2010 22:09
No dia 15/11/2010 – Às 12h00 – Centro de Saúde de Vialonga – Consulta com a Dra. Ana Costa – Esta foi a consulta, embora com algum atraso, dos dois anos e meio. A Dra. fez uma revisão geral no Dinis que pesa agora 10,650 Kg (percentil < 5), mede 85,5 cm (percentil...

—————

À conversa com a Dra. Carla Conceição

03-11-2010 22:01
Estivemos à conversa com a Dra. Carla Conceição, médica que realizou a última Ressonância e Tac do Dinis, e o assunto discutido foram algumas dúvidas relativas com Ressonância Magnética do Dinis que indica haverem vastas lesões que pioraram tendo agora uma dimensão maior, isto em...

—————

Consulta de Coimbra – 28-10-2010

03-11-2010 21:52
Retinografia 28 de Outubro.pdf (1 MB) Foi com enorme expectativa que fizemos esta viagem. Foram alguns km a pensar no veredicto. O Dr. António Travassos deu um intervalo desde a última consulta de 3 meses e hoje ficaremos a saber o que aconteceu entretanto…. Se piorou, se estabilizou, se está...

—————

Sobe e Desce.... Parabéns querido filho

03-11-2010 21:33
Quem disse que ele não seria capaz? Que não valia a pena? Desenganem-se.... Ele consegue tudo!!!! É este o seu Dom…. o do amor, o da luta, o de acreditar em si mesmo! Um verdadeiro bravo! Parabéns Carolina e Parabéns Querido Filho!

—————

Fisioterapia com muito Amor

03-11-2010 21:30
 Todos os dias pelas 8 horas, a Carolina Bernardo vai até à escolinha do Dinis, à Casa do Povo de Vialonga, e o Dinis é recambiado para uma salinha onde à mistura com brincadeira, música,jogos coloridos, imaginação e muito amor..... os milagres acontecem e este...

—————

Faz hoje um ano que o nosso Dinis caminha

18-10-2010 21:51
 O mês de Outubro, é para nós um mês especial, ainda mais especial. É um mês em que comemoramos algumas vitórias que muitos sempre desacreditaram e nos fizeram em tempos pensar ser carácter inalcançável. Sempre acreditámos e apostámos fortemente numa fé que nos move e nos faz ver a vida com...

—————